A Dor da Alma

Palavras de Expressão

A DOR DA ALMA

Baseado em uma história real

Quando o céu nublava eu entrava em mim. O frio do vento trazia um tipo de força que me deslocava do tempo, me ausentava e arrepiava uma dor incrível que não cabia em mim, mas eu a escondia mesmo assim.

Arrumava pretexto, puxava o fôlego e me apresentava forte. Me camuflava, me escondia porque não via que algo ou alguém poderia desfazer o que eu sentia. As vezes até imaginava outras realidades na tentativa de ultrapassar o que me paralisava, mas logo tudo se tornava distante, eu descrente ou sem forças para avançar. Toda e qualquer dificuldade de sair daquele estado se tornava um pesado e imenso obstáculo.  De repente não era só o frio que me entristecia, eu já não sabia qual era o gatilho que me desmontava, tirava o sentido e o sabor de tudo.  O melhor lugar era a solidão como tentativa de vencê-la.

Quando a porta do meu quarto fechava me tornava um com o escuro, o chão me abrigava e Deus me ouvia. Lugar que sempre queria estar, era esse o meu lugar de fala, de pedir para Deus sentir o que eu sentia. Era como se somente Ele me olhando de dentro para fora pudesse compreender esse meu secreto. Compartilhava minha dor muitas vezes em silêncio, e no final como um milagre me sentia confortado.  Foi assim que se fortaleceu nossa amizade, que deixei de ser sozinho com o que sentia. Quando tudo apertava demais, lembrava de quem me conduzia e que estava caminhando para em algum lugar deixar essa dor ir embora. Voltei a acreditar nos passos que dava mesmo sem saber onde me levaria. Melhorei um tanto, avancei, busquei ajuda profissional para o outro tanto e foi como se tivesse me libertado de mim, ganhado leveza e nova vida sem mais perder na luta com os meus invernos. Foi assim que sobrevivi e venci a dor da alma.

 Existe a motivação clara de uma dor, com nome e sobrenome, mas existe aquela que desponta sem deixar rastro para a compreensão. Eu consegui ultrapassar essa dor,  mas sei daqueles que não a suportaram, não a mostraram, não souberam como vencê-la, não encontraram refúgio e diante de todos esses nãos foram vencidos. Eu sinto muito, muito mesmo. Queria ter dito:

Não acreditar numa saída, querer algo ou alguém de volta para aliviar a dor, não é única solução em um mundo em movimento e repleto de possibilidades. A solução para essa dor não está com vocês, por isso não enxergam nada, só esse vazio sem fim. Se deem uma única chance, a de serem conduzidos. Falem, busquem apoio profissional, de alguém que confiem, não sofram calados, existem alternativas para vida e quem saiba aliviar a dor profunda, mesmo que esteja ligada a uma perda grande, ou seja incompreendida. Muitos já passaram por essa dor e encontraram um caminho de vida. Vocês não estão só! 

Me solidarizo com aqueles que perderam pessoas queridas nesse contexto e se culpam, sei que queriam ter dito, ter feito.  Há uma complexidade imensa em torno de emoções e decisões que fogem do controle de qualquer outra pessoa. Eu mesmo antes de falar com Deus e buscar ajuda, escondia minha dor e por isso não tinha como ser ajudado, se nem eu conhecia muito bem a causa do que me afligia e guardava minha dor com perspicácia, como alguém poderia se responsabilizar por descobrir o que eu enterrava? Não se condenem, vocês amaram, algo saiu do controle e a direção não estava com vocês.  Quem vai não resolve a dor, a transfere. Quem fica ganha dor, culpa e saudade.

A família que constituímos nunca deixa de existir, mesmo após a morte. Jó perdeu tudo o que tinha, seus filhos e suas posses. Depois, ele que perdeu dentre outros animais sete mil ovelhas, conquistou quatorze mil, e tudo mais que tinha Deus a ele deu em dobro. Perdeu seus dez filhos e teve mais dez, porque os outros dez que formariam o dobro nunca deixaram de ser seus filhos, só estavam em outro lugar. Não deixamos de existir, há uma continuidade…

Deus é o Senhor da vida, aqui está e sempre lutará ao nosso lado.

 Por Lu Dornaicka – A DOR DA ALMA

Para Luisa com todo meu amor

Setembro Amarelo

Campanha brasileira de prevenção ao suicídio

Palavras Sagradas

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33

Palavras Cantadas

Próximas Palavras…